Home Contato e Encomendas Lojinha Apliques

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Noções de regras de trânsito na escola






O ambiente escolar poder ser aproveitado para muitos ensinamentos além do que há nas matérias da grade curricular. A maior parte das crianças quando tiverem a idade exigida vão dirigir algum veículo. Por isso noções de educação no trânsito e conhecimentos de algumas regras já podem ser mostradas e discutidas com os pequenos.
O uso de transporte escolar já é utilizado diariamente por famílias, as crianças sabem bem o que é a experiência de enfrentar o trânsito diariamente, principalmente nas grandes cidades. Construir uma consciência educacional representa uma ajuda que o cidadão pode oferecer para a vida em sociedade. Tão importante quanto a infraestrutura das cidades, a educação e o respeito no trânsito são necessários e evita acidentes e uso de violência.
Se uma escola dispõe de espaço, nele podem ser realizadas simulação de sinalizações, ruas, faixas de pedestres, ou seja, uma mini estrutura para atividades de regras de conduta no trânsito. É importante a criança entender que a obediência às regras evita danos ao ser humano e que o respeito às leis ajuda a manter a organização no uso das vias, neste caso terrestres.
Há muitos temas para serem também discutidos em sala de aula como comparações com o trânsito de outras cidades e de outros países. É muito positivo mostrar para as crianças soluções simples realizadas em outros lugares que visam respeitar o meio ambiente e a qualidade de vida. No Brasil, há muito para ser melhorado no trânsito, as cidades mais engarrafadas sofrem de problemas diários ligados a locomoção.
Interligar tópicos como sustentabilidade e respeito ao verde a ações diárias que provocam a melhoria da qualidade de vida é um investimento que a educação pode fazer para as novas gerações. As disciplinas podem completar umas às outras e a escola é um ambiente propício para esse desenvolvimento.
Além do mais, sabemos que acontecem muitas brigas no trânsito ou acidentes por imprudência do motorista, realizar essa atividade de dirigir com a racionalidade de respeitar todos os participantes sejam pedestres, motoristas, ciclistas já é um grande avanço nas relações humanas.
Você acha importante a educação das regras do trânsito na escola?


0 comentários:

Podera também gostar de

Related Posts with Thumbnails